Saiba tudo sobre certificado digital A1 e A3

Saiba tudo sobre certificado digital A1 e A3

Neste artigo você vai compreender e tirar todas suas dúvidas em relação aos certificados digitais, sejam eles A1 quanto A3, desde suas diferenças, vantagens e desvantagens e muito mais…

O que é certificado digital?

O certificado digital nada mais é que um dispositivo em formato físico ou virtual que armazena uma assinatura digital da empresa. Basicamente, ele serve para assinar documentos online sem que seja necessária a presença física do responsável e garante segurança nas transações pela internet.

Atualmente é utilizado de forma ampla para emissão de notas fiscais eletrônica e assinatura de documentos com validade jurídica.

Quais são os tipos de certificado digital e como funcionam? 

O certificado digital é a ferramenta que será usada para assinar as notas fiscais da sua empresa na DC System, sua utilização é obrigatória para a comunicação com a Secretaria da Fazenda (Sefaz) para emissão de notas fiscais de produto, e com as prefeituras para emissão de notas fiscais de serviço.

Na DC System, você pode utilizar dois modelos de certificado digital: A1 e A3.  A seguir, temos um breve resumo do funcionamento de cada um deles.

Certificado A1

Como instalar o Certificado Digital A1

Esse modelo de certificado possui um formato totalmente digital e pode ser armazenado no computador do titular da empresa em um arquivo com a extensão .PFX e tem validade de um ano. Ao vinculá-lo na plataforma, pode ser utilizado de qualquer computador e por qualquer usuário conectado a conta.

Isso permite sem dúvida uma liberdade bem maior do que os certificados que dependem de dispositivo físico (pendrive e cartão).

Na DC System, ele pode ser usado para emissão de Nota Fiscal de Produto (NF-e)Nota Fiscal de Serviço (NFS-e)Nota Fiscal de Consumidor (NFC-e)busca automática das notas de compra na receita.

Certificado A3

Como configurar e instalar o Certificado Digital A3 

Esse tipo de certificado possui um formato físico disponibilizado por meio de token (pen drive) ou cartão, e possui algumas restrições em relação à instalação, não sendo possível configurá-lo em computadores com o Windows XP, Windows 7 Starter e sistemas operacionais Linux.

Na DC System, o certificado A3, pode ser usado para emissão de Nota Fiscal de Produto (NF-e), 

Esse modelo de certificado precisa ser instalado no computador, e é feito com o auxílio da certificadora. Depois disso, você pode fazer a configuração do dispositivo A3 na DC System. 

Descobrindo as diferenças entre os certificados A1 e A3

A principal diferença entre os certificados está na sua codificação. No certificado A1, essa chave de autenticação é gerada no próprio computador em que o certificado é instalado e configurado. No certificado A3, a geração é feita em um token separado.

Quais são as Vantagens entre os certificados A1 e A3 

É imprescindível saber quais são vantagens dos certificados A1 e A3, antes de tomar qualquer decisão de compra.

Confira abaixo quais são suas vantagens e desvantagens: 

A1 A3
VANTAGENS DESVANTAGENS
Pode ser utilizado em duas ou mais empresas ao mesmo tempo (Empresa x Empresa   /   Empresa x Escritório) Não pode ser utilizado em duas ou mais empresas ao mesmo tempo (Empresa x Empresa   /   Empresa x Escritório)
Instalado em várias máquinas ao mesmo tempo Somente pode ser utilizado em uma máquina de cada vez
Melhor Custo/benefício Dependência de uma leitora de Cartão (gerando custo ao Escritório / Empresa)
Pode ser utilizado tranquilamente em Acesso remoto Se colocar próximo ao celular, pode haver perda do Certificado
Pode ser utilizado em Sistemas e Aplicativos em celulares (desde que o certificado esteja salvo no Servidor) Se pegar sol, pode haver perda do certificado
Facilidade de instalação Se cair água, pode haver perda do certificado
Possibilidade de automação (ex: vários vendedores emitindo Notas Fiscais de qualquer lugar do mundo) Errar a senha mais de 3x , cancela o certificado
Não há perigo de bloqueio por digitação errada de senha Não é possível utilizar em acesso remoto
É exportável (de uma simples instalação, é possível gerar inúmeros certificados) Pior Custo/benefício
Facilidade na instalação Dificuldade na instalação
Impossibilidade de ser extraviado (Desde que haja cópia de segurança) Pode ser extraviado
Basta uma única digitação de senha Obrigatória a digitação de senha o tempo todo

Como adquirir um certificado digital?

Para adquirir um certificado digital, independente do modelo, é necessário entrar em contato com uma Autoridade Certificadora, sendo responsável por todo o processo de validação dos dados e registro nos órgãos competentes, bem como a emissão do arquivo digital ou a disponibilização do dispositivo de cartão ou token.

Confira algumas das empresas que você pode adquirir um certificado A1 ou A3 

Gostou deste artigo, confira outros em nosso blog

Quer descobrir se estão emitindo notas falsas para o seu CNPJ? É muito simples, só clicar aqui e fazer o teste

 

 

Was this post helpful?

Consultores DC System

Preencha seus dados corretamente

Seu nome (obrigatório)


Telefone/Celular com ddd(obrigatório)