SER OU NÃO SER UM CONTADOR CONSULTOR? EIS A QUESTÃO!

PRIMEIRO MÓDULO – AULA 02

[subscribe_to_unlock_form]

Nessa nossa segunda aula do mini-curso vamos definir o que é a CONTABILIDADE CONSULTIVA, e a partir disso você vai ter a certeza se aplica em seu negócio ou ainda não!

SER OU NÃO SER UM CONTADOR CONSULTOR? EIS A QUESTÃO!

Preparado? Vamos lá!

Primeiro é necessário compreender o conceito da contabilidade consultiva:

“Contabilidade Consultiva é o modelo de negócios no qual o contador atua de forma mais próxima dos empresários, ele deixa de ter uma função burocrática e passa a exercer um papel mais estratégico, analítico e consultivo, utilizando-se da Ciência da Contabilidade para diagnosticar e cuidar da saúde das empresas, ou seja, ele passa a oferecer insights relevantes aos empresários na tomada de decisão a partir da análise de dados, tornando-se um parceiro estratégico de seus clientes”.

Na contabilidade consultiva a rotina também inclui mensurar e analisar finanças, identificar novas oportunidades e ajudar os empreendedores a corrigir erros na gestão, portanto a profissão contábil é cada vez mais importante para empresas e infelizmente os profissionais que não atuarem como contadores consultivos tendem a perder espaço no mercado, já que os processos burocráticos podem ser feitos pela tecnologia.

Ainda não está convencido que investir na contabilidade consultiva é o futuro da profissão?

Basta simplesmente analisar alguns dados:

De acordo com uma pesquisa realizada pela CA+, no Brasil 70% dos contadores não utilizam sistema informatizado nas rotinas de trabalho, o que nos mostra que apenas 30% deles usam a tecnologia para fazer algum tipo de integração com os dados do cliente.

E qual a vantagem desses 30% no mercado?

Eles ganham diferencial competitivo, geram valor, impactam de forma positiva nas decisões dos empresários não podendo ser facilmente trocados por outro profissional e/ou escritório contábil

Agora, pense nas seguintes questões:

    • Você consegue identificar uma empresa em situação de insolvência financeira?
    • Você é capaz de impedir que uma empresa vá à falência?
    • Você consegue dizer o que a empresa precisa fazer para ter mais geração de valor?

Se sua resposta foi SIM, parabéns você um está no caminho certo da contabilidade consultiva e deve cada vez mais aprimorar seu conhecimento, mas se ainda não é a sua realidade, continue também conosco que nós te conduziremos por esse novo caminho.

PS: Na próxima aula vamos mostrar 3 passos para se tornar um contador consultor e detalhar quais serviços você poderá implementar em seu escritório.

[/subscribe_to_unlock_form]

Was this post helpful?

Consultores DC System

Preencha seus dados corretamente

Seu nome (obrigatório)


Telefone/Celular com ddd(obrigatório)