O CENÁRIO ATUAL: VISÃO GERAL DO MERCADO CONTÁBIL

PRIMEIRO MÓDULO – AULA 01

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Nos últimos anos a área contábil vem se reinventando, criando novas formas de atuar, novas formas de refinar e se adaptar aos processos, afinal o mercado está em constante mudança, o consumidor não é mais o mesmo que antigamente, a forma de venda/compra também mudou, tudo foi se aprimorando e se otimizando.

Os empresários e o próprio consumidor final têm tudo em suas mãos, notícias, informações, conseguem saber e procurar detalhes de produtos e serviços, antes mesmo de falar com um vendedor, alguns até sabem mais que os próprios vendedores.

Quem hoje não possui um celular, tablet, notebook, computador, internet?

Partindo desse princípio é preciso dizer que para continuar lendo o texto você precisa ter a mente aberta, é isso mesmo, tudo está caminhando para a tecnologia, novos métodos e procedimentos e se você não quiser abrir mão de alguns processos antigos por ser muito tradicional, infelizmente, esses conteúdos não irão te ajudar e você ficará para trás.

 “Se você está realmente preparado e disposto a isso, então continue a leitura!!”

Com tantas mudanças ocorrendo, está ficando complicado para os escritórios contábeis que ainda insistem nos processos antigos.

Vamos comparar então velhos e novos processos de trabalho:

Antes:

  1. Não se buscava clientes, eles batiam em sua porta. Você não se preocupava com perfil de clientes, pois atendia quase que a todos.
  2. Te procuravam, pois, era conhecido na cidade, região, por indicação de amigos e clientes, por seu intelecto e formação. O contador não precisava vender seu serviço!
  3. Não precisava de sites, ou estar em rede sociais, porque nem tinha necessidade.
  4. Comunicação por telefone, e-mails, fax, motoboy.
  5. Muitos documentos impressos, volume grande de papéis, arquivos, caixas e mais caixas.
  6. O escritório ficava responsável em guardar e responder ao empresário pelos arquivos morto.
  7. Os próprios escritórios geravam e pagavam as guias dos clientes, como um diferencial!

Hoje:

  • Contador precisa saber vender seu produto/serviço.
  • Tem que saber qual perfil de cliente que quer trabalhar.
  • Tem que saber claramente com quais produtos e serviços a oferecer.
  • Fazer carteira de clientes fora da sua cidade e região, abrangendo todo o Brasil.
  • Tem que estar presente nas mídias e rede sociais, mostrar autoridade e conhecimento no que faz.
  • Tem que fazer marketing, investir em publicidade e propaganda.
  • Tem que ter ao menos um site da empresa (primordial hoje!).
  • Usar WhatsApp Business, chats (participar de fóruns, grupos, seguimentos da sua área).
  • Utilizar Sistemas e Ferramentas que o ajudem a otimizar os processos, pois a equipe está mais enxuta, pela competitividade no mercado e contabilidade consultivas digitais.
  • Ter bons equipamentos, computadores, servidores.
  • Buscar inovação constante.
  • Acompanhar as notícias e as mudanças constantes da legislação.
  • Digitalização e arquivos e processos, envio e recebimento de xmls via web, eliminação de volume dos papéis impressos.
  • Manter seus clientes atualizados, satisfeitos (coletar feedback e fazer pós-venda)
  • Aprimorar a contratação de seus colaboradores, que tenham a mesma visão, valores, ética.
  • Patrocinar e incentivar a capacitação da equipe.
  • Interagir e ser mais participativo e consultivo com seus clientes.
  • Realizar reuniões, chamadas de vídeos, conferências, sentar e tomar aquele “cafezinho’.
  • Realizar pesquisas de satisfação, NPS, acompanhamento Customer Success (coletar feedback e fazer pós-venda).
  • Buscar e trabalhar diferenciais competitivos.
  • Entregar mais do que promete e agregar valor aos seus clientes.

Percebe o quanto mudou? Só executar processos e rotinas burocráticas da contabilidade não é mais prioridade. Vai muito mais além!

E não falamos da boca para fora, sem vivência de mercado, falamos por experiência própria, pois também somos da área contábil, temos muita bagagem, são mais de 40 anos de estrada.

E nesta caminhada aprendemos muito e chegou aquele momento de parar e pensar no FUTURO, e perguntar se, com tantas mudanças o que vamos fazer e para onde vamos?

Dica: Pare e pense! Que futuro você quer para seu negócio e sua vida profissional? Vai sacudir a poeira e dar a volta por cima ou deixar o rolo compressor passar em cima de seus sonhos e massacrar tudo aquilo que com grande sacrifício você conquistou até aqui?

PS: Na próxima aula vamos detalhar esse NOVO MODELO DE PROFISSIONAL e talvez, quebrar paradigmas e tabus “milenares”. Continue conosco!!

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