PRIMEIRO MÓDULO – AULA 01
[subscribe_to_unlock_form]Nos últimos anos a área contábil vem se reinventando, criando novas formas de atuar, novas formas de refinar e se adaptar aos processos, afinal o mercado está em constante mudança, o consumidor não é mais o mesmo que antigamente, a forma de venda/compra também mudou, tudo foi se aprimorando e se otimizando.
Os empresários e o próprio consumidor final têm tudo em suas mãos, notícias, informações, conseguem saber e procurar detalhes de produtos e serviços, antes mesmo de falar com um vendedor, alguns até sabem mais que os próprios vendedores.
Quem hoje não possui um celular, tablet, notebook, computador, internet?
Partindo desse princípio é preciso dizer que para continuar lendo o texto você precisa ter a mente aberta, é isso mesmo, tudo está caminhando para a tecnologia, novos métodos e procedimentos e se você não quiser abrir mão de alguns processos antigos por ser muito tradicional, infelizmente, esses conteúdos não irão te ajudar e você ficará para trás.
“Se você está realmente preparado e disposto a isso, então continue a leitura!!”
Com tantas mudanças ocorrendo, está ficando complicado para os escritórios contábeis que ainda insistem nos processos antigos.
Vamos comparar então velhos e novos processos de trabalho:
Antes:
- Não se buscava clientes, eles batiam em sua porta. Você não se preocupava com perfil de clientes, pois atendia quase que a todos.
- Te procuravam, pois, era conhecido na cidade, região, por indicação de amigos e clientes, por seu intelecto e formação. O contador não precisava vender seu serviço!
- Não precisava de sites, ou estar em rede sociais, porque nem tinha necessidade.
- Comunicação por telefone, e-mails, fax, motoboy.
- Muitos documentos impressos, volume grande de papéis, arquivos, caixas e mais caixas.
- O escritório ficava responsável em guardar e responder ao empresário pelos arquivos morto.
- Os próprios escritórios geravam e pagavam as guias dos clientes, como um diferencial!
Hoje:
- Contador precisa saber vender seu produto/serviço.
- Tem que saber qual perfil de cliente que quer trabalhar.
- Tem que saber claramente com quais produtos e serviços a oferecer.
- Fazer carteira de clientes fora da sua cidade e região, abrangendo todo o Brasil.
- Tem que estar presente nas mídias e rede sociais, mostrar autoridade e conhecimento no que faz.
- Tem que fazer marketing, investir em publicidade e propaganda.
- Tem que ter ao menos um site da empresa (primordial hoje!).
- Usar WhatsApp Business, chats (participar de fóruns, grupos, seguimentos da sua área).
- Utilizar Sistemas e Ferramentas que o ajudem a otimizar os processos, pois a equipe está mais enxuta, pela competitividade no mercado e contabilidade consultivas digitais.
- Ter bons equipamentos, computadores, servidores.
- Buscar inovação constante.
- Acompanhar as notícias e as mudanças constantes da legislação.
- Digitalização e arquivos e processos, envio e recebimento de xmls via web, eliminação de volume dos papéis impressos.
- Manter seus clientes atualizados, satisfeitos (coletar feedback e fazer pós-venda)
- Aprimorar a contratação de seus colaboradores, que tenham a mesma visão, valores, ética.
- Patrocinar e incentivar a capacitação da equipe.
- Interagir e ser mais participativo e consultivo com seus clientes.
- Realizar reuniões, chamadas de vídeos, conferências, sentar e tomar aquele “cafezinho’.
- Realizar pesquisas de satisfação, NPS, acompanhamento Customer Success (coletar feedback e fazer pós-venda).
- Buscar e trabalhar diferenciais competitivos.
- Entregar mais do que promete e agregar valor aos seus clientes.
Percebe o quanto mudou? Só executar processos e rotinas burocráticas da contabilidade não é mais prioridade. Vai muito mais além!
E não falamos da boca para fora, sem vivência de mercado, falamos por experiência própria, pois também somos da área contábil, temos muita bagagem, são mais de 40 anos de estrada.
E nesta caminhada aprendemos muito e chegou aquele momento de parar e pensar no FUTURO, e perguntar se, com tantas mudanças o que vamos fazer e para onde vamos?
Dica: Pare e pense! Que futuro você quer para seu negócio e sua vida profissional? Vai sacudir a poeira e dar a volta por cima ou deixar o rolo compressor passar em cima de seus sonhos e massacrar tudo aquilo que com grande sacrifício você conquistou até aqui?
PS: Na próxima aula vamos detalhar esse NOVO MODELO DE PROFISSIONAL e talvez, quebrar paradigmas e tabus “milenares”. Continue conosco!!
[/subscribe_to_unlock_form]