Como automatizar o departamento financeiro?

Como automatizar o departamento financeiro?

A automação do departamento financeiro da empresa assegura inúmeros ganhos para a empresa.

Como automatizar o departamento financeiro?

Entre os principais, destacamos os itens:

  • aumento da produtividade: as tarefas serão feitas em menos tempo;
  • resultados em tempo real: mais conhecimento do negócio e melhor direcionamento dos recursos;
  • facilidade e agilidade na comunicação entre as área: os sistemas integram processos e facilitam os trabalhos entre times distintos.

Mas como automatizar o departamento financeiro?

Abaixo, destacamos um passo a passo. Vamos lá?

Mapeie processos financeiros que devem ser automatizado:

Em um primeiro momento, o empreendedor deve identificar os processos que podem ser automatizados e em qual ordem isso deve acontecer. Cada item deve ser mapeado e escrito de forma clara, evitando várias interpretações. Entre as atividades que podem ser automatizadas, ressaltamos:

  • relatórios diversos: quando atualizados em sistemas e em tempo real, permitem que as equipes sejam atualizadas sobre determinadas situações de forma rápida;
  • faturamento automatizado: possibilita enviar boletos e notas fiscais, em datas previamente estabelecidas;
  • cobranças: possibilita que as empresas envie, automaticamente, cobranças para clientes que estejam em atraso, o que ajuda a controlar o índice de inadimplência;
  • reajuste de contratos: atualiza contratos de forma automatizada para evitar prejuízos de eventuais atrasos.

Vale dizer que essas são apenas algumas das possibilidades de automatização na área financeira. No entanto, mais importante do que isso é identificar na sua empresa quais são os processos que mais consomem esforços das equipes e automatizar aqueles que interferem diretamente na produtividade do time e nos resultados alcançados.

 

 

Adote a tecnologia

Uma outra ótima ideia para automatizar a área é por meio da adoção de um sistema de gestão financeira. Afinal, processos controlados por meio de papel ou planilha podem fazer com que a gestão financeira de um negócio seja lenta e burocrática.

Sendo assim, você pode adotar um software para contar com processos mais eficientes, práticos, seguros e ainda com custos reduzidos.

Integre outras áreas

Implementar um sistema automatizado é viável quando as diversas áreas da organização contam com os dados reunidos em uma única plataforma. Isso quer dizer, por exemplo, que as informações preenchidas pelo time comercial sejam atualizados de forma instantânea, para que o financeiro já fique sabendo de um novo recurso que entrou no caixa da empresa.

Essa integração permite que os riscos e os erros sejam minimizados, o que também indica uma efetiva melhoria da gestão como um todo, uma vez que é possível passar a analisar a organização a partir de uma perspectiva mais ampla.

Invista em treinamentos para as equipes

O sucesso de uma estratégia organizacional está diretamente ligado com a qualificação da equipe. Por isso, é essencial que o time esteja totalmente preparado para lidar com os mais diversos contextos. Assim, o treinamento da equipe é fundamental para que todos estejam alinhados em torno dos mesmos objetivos e metas.

Nesse sentido, você contará com uma equipe muito mais produtiva e qualificada, que poderá apresentar mais sugestões de melhorias para o crescimento da empresa.

O que você dessas ideias para estruturar um setor financeiro? Como vimos ao longo do texto, existem inúmeras possibilidades e, ao mesmo tempo, diversos desafios.

E para você começar a aprimorar seus processos e ter uma visão geral sobre seu negócio e gerar resultados, tenha acesso gratuitamente por (60 dias) no Gestão Financeira da DC SYSTEM. Com essa plataforma é possível realizar:

  • Agendamento de contas a receber e a pagar (faça apenas uma vez)
  • Rateio por Centro de custos e locais
  • Conciliação bancária automática
  • Painel Gerencial de contas financeiras
  • Gráficos de Movimentações
  • Parcelamento de contas num piscar de olhos
  • Detalhamento de clientes e lançamentos
  • Business intelligence – BI
  • Integrado aos demais módulos DC SYSTEM
  • Relatórios analíticos e sintéticos, Demonstração de resultados, fluxo de caixa realizado e projetado e muitos outros.
  • Controle de qualquer lugar do mundo

Gostou desse artigo? Compartilhe com seu amigo (a) que quer aprender mais sobre o setor financeiro 🙂

 

 

 

Was this post helpful?

Tainá DCSystem

Marketing Digital / Comercial

Consultores DC System

Preencha seus dados corretamente

Seu nome (obrigatório)


Telefone/Celular com ddd(obrigatório)